domingo, 5 de maio de 2013

Xbox 720 - IllumiRoom

Clique no Link em azul acima
Quando mostrado ao público, no começo do ano, tudo o que pudemos fazer foi ficar
boquiabertos e especular como a tecnologia funcionaria.

Mas agora finalmente temos a chance de entender o aparelho por completo, graças
a uma enxurrada de informações liberadas pela Microsoft – o que inclui um arquivo
PDF de dez páginas e um vídeo de cinco minutos.

Como funciona

Uma das primeiras perguntas a serem feitas sobre o IllumiRoom possui uma resposta
das mais simples. O aparelho seria apenas uma combinação de um Kinect com um
projetor: o primeiro analisaria sua sala, o espaço e os móveis contidos nela;
já o segundo simplesmente geraria as imagens levando em contas os dados obtidos
pela “câmera” da Microsoft.

A área afetada, como você pode ver na imagem acima, é equivalente a uma parede
inteira de uma sala. Ali também é possível ter uma ideia de como o IllumiRoom deve
ser colocado: sobre uma mesa de centro – logo, pode esquecer as chances de
conseguir usá-lo junto com um Kinect comum.

Quanto à aparência do aparelho, ainda não há nada definido. Embora o modelo 3D
mostre algo que lembra um elegante dispositivo, tudo o que a Microsoft Research
desenvolveu, até o momento, foi um protótipo. E este é literalmente aquilo que falei
há pouco: um projetor com um Kinect; ambos “amarrados” um ao outro.

Criando ilusões

Está bem, finalmente sabemos como o IllumiRoom funciona. Mas como ele pode ser usado?
Como você pode ver no vídeo, as possibilidades são grandes. Até o momento, 11 maneiras
diferentes foram mostradas:

Focus+Context Full: faz uma expansão completa do cenário do game para fora da TV;

Focus+Context Edges: exibe apenas os elementos de maior contraste, como linhas de
prédios, fora da TV;

Focus+Context Selective: apenas efeitos e objetos específicos, como explosões, tiros
e itens, são exibidos pelo IllumiRoom;

Focus+Context Segmented: utiliza móveis do ambiente para esconder partes das imagens
expandidas, dando a impressão de que a parede é sua TV;
Appearance: muda as cores do ambiente, fazendo com que eles se ajustem ao “clima” de
um game – em um jogo de terror, por exemplo, o projetor deixaria sua sala com tons
acinzentados;

Radial Wobble: gera um efeito de distorção que cria a ilusão de que seus móveis são
deformados ao som de disparos, por exemplo;
Grid: simula uma grade quadriculada fora da TV, que se move de acordo com o personagem
na tela;

Starfield: semelhante ao Grid, com a diferença de gerar pontos de luz que lembram um
campo de estrelas;
Snow: simula uma “chuva” de neve que acompanha o movimento do personagem, se acumulando
no chão do ambiente e nos móveis do local;

Lighting: ajusta a iluminação do ambiente de acordo com a iluminação do próprio game;

Bounce: utiliza a física do próprio game para fazer com que objetos que caiam para fora
da tela continuem seu movimento até saírem do campo do aparelho.
O mais interessante disso, no entanto, é que o IllumiRoom pode utilizar mais de um efeito
ao mesmo tempo, criando combinações incríveis em um jogo. E, é claro, os desenvolvedores
podem projetar seus próprios efeitos – tudo é uma questão de criatividade.


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