sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Plantas mais fedidas do mundo


Esta planta é conhecida em alguns países como “cheiro de cavalo morto”, fazendo uma alusão ao cheiro forte de esterco que ela exala, misturado com traços de carne podre. A função de tal cheiro também se dá pela importância de distribuir seu pólen através de moscas e insetos que são atraídos pelo forte cheiro. Esta planta possui propriedades termogênicas, conseguindo elevar levemente sua temperatura, deixando seus gases de odores desagradáveis ainda mais voláteis. Este é um recurso da planta para ser encontrada mais facilmente pelos insetos.
Helicodiceros muscivorus



Esta planta possui folhas caducas, algumas com listras roxas e a grande maioria se encurva formando uma espécie de tudo, sendo classificada como uma trepadeira. Seus frutos são alados e seu cheiro lembra nitidamente carniça, o que faz a “festa” de muitas moscas, especialmente as que vivem em lixões ou rodeiam animais mortos em estágio de decomposição. Umas das curiosidades sobre elas é que até mesmo as moscas acostumadas com fortes odores, ao cair dentro da flor, demoram a sair por que ficam em um estado forte de “embriaguez”, como se estivessem bêbadas. Algumas lagartas específicas costumam a se alimentar destas flores, o que as tornam com gosto completamente intragável a seus predadores.
 Aristolochia californica


Este ser vivo está classificado na décima posição devido ao fato de não ser de verdade uma planta e sim um componente do Reino Fungi. Estes fungos podem ser encontrados facilmente em todas as partes do mundo, com especial aparição nos países tropicais, dentre eles o Brasil. Uma de suas características primordiais é seu cheiro fétido (se aproximando de odores de fezes). Os esporos que são responsáveis por dar origem a novos fungos são os “culpados” pelo cheiro terrível, o que atrai facilmente centenas de moscas e insetos em geral, ajudando na dispersão, numa espécie de “polinização”
Phalacea


Esta flor também é chamada em alguns locais como Flor Gigante de Pelicano. Os dados de sua rota mostram que, aparentemente, elas são originárias do Brasil e do Panamá. Suas flores vermelhas com pintas brancas podem exibir exuberantes brilhos, o que transmite uma imagem de pétalas hidratadas. Seu comportamento de crescimento pode ser como a de uma videira, alcançando até 10 metros de comprimento. Seu cheiro? Não precisa nem dizer: algo que lembra carne em leve estágio de podridão.
Aristolochia gigantea


A Stapelia gigantae, também apelidade de flor estrela do mar, possui a característica de serem vermelhas, com tonalidades que lembram carne ou levemente amareladas, algumas com finas linhas que atravessam seu comprimento. Ela possui em seu centro, uma espécie de “ósculo” que seria um falso órgão reprodutivo, onde é exalado um cheiro terrível, que algumas pessoas expressão como sendo a mistura de carne pobre com pus.

Estrela do Mar



É possível de ser encontrada em regiões dos Balcãs, Europa como um todo, Anatólia e Mediterrâneo. Muitos botânicos são encantados por esta planta devido ao enorme cacho de flores que pode chegar a ter 1,2 metros. Suas flores não possuem vida longa. No centro da planta existe um espádice envolto por uma espata, com cor que varia do roxo escuro ao quase negro. Nesta região é liberado o odor desagradável. Em geral a flor só consegue sobreviver por 24 horas, que é o tempo necessário que seus órgãos reprodutivos já maduros têm de aguardar a polinização.
Dracunculus vulgaris


Esta planta é completamente diferente de muitas outras que talvez você conheça. Uma de suas características mais marcantes, fora o cheiro desagradável, é o fato de não possuir nenhum tipo de clorofila e ser uma parasita da espécie Hydnora Euphorbia. À primeira vista, quem a vê, pensa se tratar de um fungo, devido ao fato de ser completamente sem folhas, com aspecto de uma “massa” marrom. Após esta fase de broto, ela abre exibindo uma linda cor alaranjada, que se aproxima de salmão. É nesta fase que seu cheiro terrível de carne decomposta é liberado. Uma curiosidade sobre ela é que os insetos que se atrevem a entrar dentro dela, atraídos pelo odor pobre, ficam presos em seus finíssimos pêlos até que a maturação dos órgãos sexuais esteja completa e a polinização concluída.
Hydnora Africana


Esta planta é encontrada em países onde existam regiões de grande umidade, como no Norte e no Nordeste da América do Norte e em várias regiões da Ásia. A planta cresce de modo quase rasteiro, sendo extremamente baixa e odor terrível. Pessoas que a criam e relatos na literatura de botânica, afirmam que seu pior estágio de odor desagradável se dá ao rasgar suas folhas, o que pode aumentar em até 12X seu cheiro, em comparação com as folhas em estado íntegro. Moradores da Ásia, dizem que seu odor é levemente nauseabundo, e causa tonteira em crianças e idosos. Por ser também uma planta termogênica, a neve não é problema para ela, pois consegue gerar calor, a uma temperatura máxima de 35ºC, o que acaba derretendo o gelo em torno dela, permitindo que suas flores cresçam e exalem o “maravilhoso” cheiro.
Foetidus symplocarpus


Ela é conhecida como a maior flor individual do planeta Terra. Esta planta possui a característica de ser endêmica, sendo avistada apenas em locais muito específicos, como na floresta de Bengkulu, em Sumatra, na Indonésia e Malásia. Também chamada de “flor cadáver”, ela pode pesar 11 kg, alcançando até 3 metros de diâmetro. Também é considerada uma planta parasita, vivendo em cima de outras de modo extremamente íntimo. Não possui flores e não se observa raízes ou caule em sua estrutura e nem clorofila. Seu comportamento lembra ao de alguns fungos, pois suas células são extremamente “acopladas” com as células vegetais de seu hospedeiro, da qual retira os nutrientes necessários a sua sobrevivência. A única parte que é bem visível é sua flor única, muito grande, com cor vívida e cheiro terrível. Assim como outras plantas, a função do cheiro forte é atrair insetos. Moradores da Indonésia, onde é relativamente fácil encontrá-la, relatam sentir náuseas, dores de cabeça ao sentir o cheiro. Algumas pessoas mais sensíveis chegam a vomitar chegando a alguns metros de distância.

Raffesia arnoldii


É a maior planta do mundo com inflorescência não-ramificada. Na natureza pode ser encontrada apenas em Sumatra. Consegue alcançar facilmente os 3 metros de comprimento.
Algumas possuem espata verde com interior extremamente vermelho. O espádice é oco, aproximando-se a um pão francês. Durante a abertura da flor, algumas regiões podem chegar à temperatura do corpo humano, o que ajuda a volatilizar ainda mais seu odor. É possível observá-la em alguns jardins botânicos, onde os visitantes costumam relatar o cheiro como algo intragável.
Alguns exemplares podem chegar ao peso de 75 kg, algo bizarro para uma flor. Em seu máximo estágio, consegue crescer por volta de 16,6 centímetros por dia! Através de sua beleza e seu cheiro podre, muitos mitos são guardados em seu país de origem, como o fato de devorar aqueles que se atrevem a cultivá-la. É uma planta extremamente rara, consegue viver até 40 anos, mas só temos chance de presenciar seu florescimento 2 ou 3 vezes durante todo este tempo.


Amorphophallus titanum


Nenhum comentário:

Postar um comentário