Microsoft poderia ganhar US$ 2,5 bi com Office no iOS
No começo da semana, em uma conferência de tecnologia do Goldman Sachs, banco
de investimentos, foi perguntado ao chefe de finanças da Microsoft, Peter Klein, sobre o
potencial lançamento da versão do pacote Office para o iOS, sistema operacional da
Apple usado em iPads e iPhones.
O executivo se esquivou. Klein afirmou que a Microsoft tem o histórico de promover ferramentas
para múltiplas plataformas, afinal o próprio Office tem versão para Mac. O CFO também lembrou
que é possível acessar as funções mais básicas do programa via internet, com qualquer navegador.
Além disso, existem outras ferramentas do gênero para o iOS, como o OneNote.
Mas não é isso que as pessoas querem. O público quer o pacote completo do Office, com Word,
Excel, Powerpoint, funcionando em seus iPads. O que, por hora, não é possível. O que a empresa
de Bill Gates não diz é que isso não acontecerá enquanto estiver tentando alavancar o Windows 8,
aumentar a venda do tablet Surface e impedir que os computadores continuem a ser dizimados por dispositivos móveis.
O fato de que o Windows 8, ao contrário do iPad, pode rodar o Office não importa para todo
mundo, mas é significativo no meio corporativo, com usuários iniciantes.
Por isso, em vez de produzir uma versão para o sistema da Apple, a Microsoft pode designar um
papel diferente para o seu sistema no mercado de tablets.
Em um relatório, Adam Holt, analista do banco de investimentos Morgan Stanley, considerou a
questão e concluiu que ainda que o Office seja um diferencial para tablets do Windows, a decisão
da Microsoft está negando uma grande margem de receita: por volta de US$ 2,5 bilhões ou mais.
Ele acrescenta ainda que, se as vendas do Surface estão devagar, pode haver uma mudança na
política no meio do ano fiscal de 2014.
"O Office no iPad pode ser uma oportunidade de vários bilhões de dólares", escreveu Holt na
nota de sua pesquisa. "Enquanto a Microsoft resiste a oferecer uma versão completa do Office
para o iOS, essa decisão pode mudar, especialmente se a venda de tablets Windows não
corresponder às expectativas.” O Surface deve ter vendido entre 900 mil e um milhão de unidades
no último trimestre, mas sua participação não deve passar de 10% em 2013. Ele calcula que
até US$ 2,5 bilhões podem ser adicionados à receita caso a haja aderência ao iOS. O lucro
poderia ser maior ainda se a iniciativa se expandisse para o sistema Android.
Holt observa que a Microsoft tem uma taxa maior de Offices pagos em plataformas Mac
(entre 30% e 40%) do que em plataformas Windows (entre 10% e 15%).
“A conta constrangedora pode fazer com que a empresa mude a ferramenta”,conclui o analista.
Outra opção seria disponibilizar a assinatura do Office 365 para a plataforma iOS.
“A Microsoft pode abrir o Office 365 para iOS e Android ou tornar o aplicativo nativo, o que
limita a receita a curto prazo, mas isso reduziria o pagamento para a Apple, já que não seria vendido
na Apple Store, e levaria a uma recepção melhor, o que são grandes benefícios à longo prazo”,
argumenta Holt.
"O Office Home Premium 365 custa US$ 100 por ano (para até cinco dispositivos), o que equivale
a US$ 500 em cinco anos contra apenas US$ 180 para uma equivalente licença perpétua, já que o
ciclo de atualização é de, aproximadamente, cinco anos,
ou quase três vezes o valor.”
E o cerne da questão é que existe uma procura considerável do Office para tablets, e a versão ratuita da web não é suficiente. “A Microsoft oferece opções on-line que podem ser acessadas por qualquer navegador, mas eles têm mais limitações de funcionalidade do que a versão tradicional de desktop”,
afirma Holt. “Essa ferramenta permite que os usuários vejam, criem e façam edições básicas usando
os aplicativos do Office que funcionam no navegador Safari do iPad, mas não oferece todas as
ferramentas.”
Segundo ele, os consumidores também podem acessar o Office pelos aplicativos da web
via SkyDrive gratuitamente, embora exista um limite de armazenamento de 25 GB, de tamanho
de arquivo de 50 MB para documentos do Word e do PowerPoint e de 2 MB para arquivos
do Excel. “Em uma pesquisa recente nossa, mais de 60% dos pesquisados sugerem que o Office
é a ferramenta mais importante a se considerar em um tablet e existe uma demanda clara para o
serviço no iPad”, diz Holt.
Por isso, ainda não é a hora de o Office ir para o iOS, mas quem sabe no futuro a Microsoft ache
essa oportunidade irresistível.
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