A empresa SCA Promotions prestou queixa contra o ex-ciclista Lance Armstrong, que foi banido do esporte por assumir o uso de doping durante a carreira.
Segundo o advogado da seguradora, Jeff Dorough, a SCA Promotions pediu reembolso de aproximadamente R$ 23,6 milhões referentes aos bônus pagos pelos títulos da Volta da França, competição que ele venceu entre 1999-2005.
"Está na hora do Sr. Armstrong responder pelos seus atos. Isso inclui o reembolso de tudo o que foi pago pela SCA", declarou Dorough. O valor pedido pela empresa refere-se aos prêmios, danos e custos legais. No documento, a SCA classIfica que Armstrong "armou o que pode ser a mentira mais escandalosa da história do esporte". O principal argumento é que o americano de 41 anos foi desclassificado de todas as competições esportivas desde 1998. Com isso, a empresa exige ter o dinheiro investido de volta. O documento de 35 páginas foi registrado no tribunal de Dallas (EUA), onde fica a sede da empresa. "Tanto ele como seus advogados quase zombaram da gente quando disseram: 'se algum dia retirarem o título de Armstrong, devolveremos o dinheiro'", disse à rede CNN Jeffrey Tillotson, também advogado da SCA. Lance Armstrong se reuniu com representantes da Usada (Agência Norte-Americana Antidoping) e aguarda que o ex-atleta possa dar mais detalhes nas investigações do esquema de uso de substâncias ilegais, mas ele
ainda não decidiu se vai se pronunciar. Segundo informações da imprensa norte-americana, além de evitar mais problemas com a Justiça, Lance Armstrong teria intenção de colaborar para tentar diminuir sua punição e disputar provas de triatlo.
2004 - Armstrong é acusado de doping em um livro escrito pelos jornalistas David Walsh e Pierre Ballester.
2005 - Imprensa francesa acusa Armstrong de usar a substância proibida EPO
(Eritropoietina) para vencer o Tour de France. Nada foi comprovado pela
ineficácia dos exames. 2010 - Ex-companheiro de Armstrong, Floyd Landis admite
doping e acusa o ex-parceiro de ter feiro o mesmo. Órgão administrativo de
Medicamentos e alimentos dos EUA abre processo contra Armstrong.
2011 Mais dois ex-companheiros de Lance Armstrong acusam o americano de ter se dopado.
Autoridades da Itália, Suíça, França e Espanha apoiam os EUA nas investigações.
2012 (fevereiro) - Fiscal federal norte-americano encerra investigações sobre o
ciclista e a Agência Antidoping dos Estados Unidos (USADA) inicia sua própria
inquirição.
2012 (agosto) - Agência Antidoping dos Estados Unidos (USADA) acusa Armstrong de doping com base em exame de sangue e depoimento de ciclistas em 2012 Informativo da USADA de 202 páginas, com mil testemunhos e estudos do caso, acusa Armstrong de ter criado "o programa de doping mais sofisticado da história do esporte". União Internacional de Ciclismo desconsidera as sete vitórias do americano na Volta da França. Nike põe fim em contrato com o ciclista.
2013 Armstrong admite ter de dopado e pede desculpas pessoalmente aos integrantes de sua fundação de luta contra o câncer Livestrong. 2013 (janeiro) - COI anuncia a retirada da medalha de bronze conquistada por Armstrong na Olimpíada de Sydney-2000.
Nenhum comentário:
Postar um comentário