8 gigantes atômicos de dar medo
1 _nós não estamos falando da espaçonave utilizada pelo capitão Kirk na famosa série televisiva Star Trek. O CVN-65 USS Enterprise foi o primeiro porta-aviões de propulsão nuclear inventado na história da humanidade, além de ser o maior barco militar em operação do mundo. Esta “criança” faz parte da frota da Marinha dos Estados Unidos e foi construída em 1961. Ele Possui 342,3 metros de comprimento e é movido por nada menos do que oito reatores nucleares
2_Mesmo se o TES-3 (sigla para Transportable Eletric Station 3, ou Estação Elétrica Transportável 3) não tivesse alguma relação com energia atômica, ele ainda continuaria botando medo em muitos marmanjos por conta de seu tamanho. Trata-se de uma usina nuclear móvel projetada pela União Soviética em meados de 1950 para prover energia de emergência em qualquer lugar que fosse necessário.
O monstro possuía nove rodas e pesava cerca de 310 toneladas. Felizmente, o TES-3 nunca passou da fase de prototipagem.
3_O SNAP-10A foi o primeiro (e felizmente o único) reator nuclear lançado na órbita de nosso planeta. Projetado pelos Estados Unidos, o SNAP-10A teoricamente deveria prover energia para grandes satélites por ao menos um ano; contudo, 43 dias após seu lançamento (que ocorreu em abril de 1965), o gerador simplesmente “quebrou” devido a seu regulador de voltagem de baixa qualidade.
Ok, agora vamos para a parte mais divertida: os restos do SNAP-10A continuam lá, dando voltas
na órbita da Terra, e a previsão é que continuem assim por ao menos mais 4 mil anos. Uma coisa
é certa: não será nada interessante quando esse monte de entulho nuclear resolver cair de vez
em nosso amado planeta.
4_Semelhante ao SNAP-10A, o KOSMOS 954 foi um satélite de observação projetado e enviado para a
órbita pela União Soviética (sim, eles novamente) em 1977. O invento foi lançado com
“apenas” 45,4 kg de urânio a bordo. Antes que você comece a pensar também como seria caso o
KOSMOS 954 caísse na Terra, temos uma má (ou boa) notícia para você: isso já aconteceu.
Poucos dias após seu lançamento, o satélite começou fugir de seu curso por qualquer motivo nunca descoberto e ficou fora de controle. Boa parte do invento foi desintegrada durante a queda.
A outra parte caiu em uma área de 124 km² no Canadá.
5_Quebra-gelos já são ameaçadores por si só: são navios (na maioria das vezes colossais) projetados
especialmente para navegar em áreas completamente congeladas, já que sua proa é feita com um formato
apropriado para, bem, quebrar o gelo.
O Lenin foi o primeiro navio dessa categoria totalmente movido à energia atômica. Trata-se de mais
uma invenção dos russos, e, embora seu tamanho assuste, o veículo (lançado em 1957) já não está mais
em atividade desde 1970. Recentemente, o Lenin foi transformado em um museu e pode ser visitado
por qualquer pessoa que não tenha medo de pisar em um gigante navio com coração atômico.
6_Mas oceanos congelados são diferentes de rios congelados: e a Rússia sabe bem disso. E é por esse
motivo que, poucos anos depois de aposentar o Lenin, o NS Taimyr foi criado. A diferença é que o
quebra-gelo projetado em 1989 especialmente para navegar por rios ainda está em operação até hoje,
ao lado de seu irmão mais novo, Vaygach.
7_Dessa vez, foi o governo dos Estados Unidos que decidiu aterrorizar o mar com um monstro atômico.
O NS Savannah foi um navio de carga e de passeio (para passageiros sem medo da morte, obviamente)
que operou entre 1959 até meados de 1972. Agora, ele se transformou em um museu na cidade de Baltimore.
Um fato curioso é que o NS Savannah custou nada menos do que US$ 47 milhões para ser construído;
desse valor, US$ 28 milhões foram gastos apenas com o reator nuclear.
8_Foi lançado em 1954 e teve um papel importantíssimo durante a Guerra Fria. Embora tenha sido
desativado em 1979, o USS Nautilus ainda pode ser visto no U.S Navy Submarine Force Museum,
um museu que concentra diversos veículos aquáticos que um dia pertenceram à Marinha americana e
localiza-se em Groton, Massachusetts.
Fonte: Gizmodo
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