quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Cirurgia sem bisturí

Curitiba é a primeira cidade do país a oferecer cirurgia para retirada de tumores na cabeça sem cortes nem dor. Usado também para operar outras doenças do cérebro, o sistema Gamma Knife Perfexion reduz a quase zero os riscos de sequelas, segundo especialistas do Instituto de Neurologia de Curitiba (INC), primeiro centro de saúde do país e o segundo da América Latina a oferecer a tecnologia.
Em menos de meia hora, Claudemir Schionato Lobo disse adeus a um tumor que estava comprometendo sua audição e voltou para casa dirigindo. Três dias depois ele já estava de volta ao trabalho, completamente recuperado. Isso só foi possível porque o eletricista de 39 anos foi submetido à cirurgia sem bisturi. Se tivesse sido operado pelo método tradicional, Claudemir teria que ficar internado pelo menos 10 dias e
correria o risco de perder completamente a audição do ouvido esquerdo.
Segundo o neurocirurgião Maurício Coelho Neto, o procedimento consiste na utilização de uma dose concentrada de radiação de Cobalto 60, que destrói estruturas intracranianas de até 3,5 centímetros de diâmetro com grande precisão. O princípio pode ser comparado a uma lupa que direciona os raios do sol em um único ponto.
— O aparelho concentra vários feixes de radiação na área afetada pela doença com uma precisão
submilimétrica, de modo a gerar nenhum ou pouquíssimos efeitos adversos — afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário