quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Moscas assassinas


Mosca 'assassina' deposita larva para decapitar formigas 'invasoras'As moscas caçam as formigas e injetam um ovo em seu corpo. O ovo se transforma em uma larva, que então migra para a cabeça dos insetos. Essas larvas liberam uma substância química capaz de dissolver membranas, acabando por fim na decapitação das formigas.
A lógica é que a larva literalmente "devora" o interior das formigas, eventualmente usando a "casca" da cabeça do inseto como sua casa e ao final do processo torna-se uma nova mosca, pronta para repetir o ciclo.
O fato é que a situação descrita não é um roteiro de ficção científica, mas, sim, um relato dos esforços mais recentes de cientistas para tentar conter a invasão de uma espécie de formiga que foi trazida para os Estados Unidos e onde se espalha de forma alarmante.
Elas podem causar situações caóticas, prejudicando a agricultura e a vida doméstica, e em alguns casos até causando a morte de algumas pessoas.
A espécie Solenopsis Invicta foi trazida acidentalmente da província de Formosa, na Argentina, para os EUA nos anos 1930.
Com cerca de 2 a 6 milímetros de comprimento, estes insetos são pequenos, mas muito agressivos e ocorrem em alta densidade. São formigas que se reproduzem e se espalham de forma muito rápida e, se perturbadas, podem se realocar rapidamente para garantir a sobrevivência da colônia.
Elas usam as picadas para matar sapos, lesmas e até pequenos mamíferos e podem invadir piscinas, casas, instituições como escolas e hospitais e chegam a ser letais ao ser humano em alguns casos de choque anafilático em reações alérgicas ao veneno.Elas colonizaram áreas agrícolas, desertos e habitats em regiões litorâneas assim como cidades, tornando-se um problema de grande escala, espalhando-se pelo sul do país. Elas também já espalharam por países como a China e a Nova Zelândia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário