domingo, 27 de janeiro de 2013

Agua-Viva saiba como lidar



As águas-vivas. Também conhecidos como mães-d'água, estes invertebrados de corpo gelatinoso incomodam os banhistas e até mesmo quem caminha pela orla, pois o contato com os seus tentáculos pode causar queimaduras que ardem e doem bastante, principalmente para as crianças.

A bióloga e diretora do Ceclimar/UFRGS, Norma Luiza Würdig, explica que a irritação causada pelas águas-vivas é causada por nematocistos, que são pequeníssimas cápsulas presentes nas células dos tentáculos e dos braços orais desses animais.

— Essas cápsulas explodem no contato com a pele, descarregando substâncias tóxicas que causam a queimadura — afirma a bióloga.
Mas nem todas as águas-vivas devem ser motivo de preocupação para quem está na praia. Algumas delas, apesar de também possuir os nematocistos, não causam irritações na pele. No Litoral Gaúcho, há cinco espécies mais comuns de águas-vivas. Conheça cada uma delas e saiba quais merecem cuidado.

O QUE FAZER EM CASO DE QUEIMADURA

Se o contato com uma água-viva causar queimadura, o primeiro passo é lavar o ferimento com a própria água do mar, para remover os tentáculos que estão presos na pele.
—Não use água doce, pois ela pode estimular ainda mais os nematocistos a liberar toxinas, piorando a situação — alerta a bióloga.

A dermatologista Carolina Feijó também dá algumas dicas. Confira:

— Se for possível enxergar os tentáculos da água-viva na pele, coloque água salgada e procure um local que tenha água quente para lavar o ferimento e retirá-los — Se a pessoa queimada apresentar tontura ou falta de ar, e a pele ficar elevada (como placa de urticária), procure um médico. Esses são sintomas de um choque anafilático, que é raro, mas pode ocorrer.
— Compressas com vinagre também são indicadas para aliviar a dor. Mas, atenção: o vinagre é a única receita caseira que pode funcionar. Fuja de todas as outras — Não coloque areia. 
Ela vai esfoliar a pele e piorar o ferimento — Evite pegar sol para não queimar ainda mais o local — Nas horas seguintes, procure não se movimentar muito para não aumentar o calor e a inflamação — Não trate o ferimento causado pela água como uma queimadura comum. Algumas pomadas podem até piorar a situação — Um antialérgico ou uma pomada de corticoide podem também podem ajudar a aliviar a dor.


-





Nenhum comentário:

Postar um comentário